Jovens aventuram-se a ser "ecojornalistas" no Media Lab

<strong>Os alunos do 8.º ano da Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos de Luís de Camões, de Lisboa, vieram até ao Media Lab esta terça-feira e foram jornalistas no <em>workshop</em> "Ecojornalistas: Missão 3R" com o patrocínio da Valorsul.</strong>
Publicado a
Atualizado a

A atividade começou com o visionamento de um filme sobre o Diário de Notícias, que contou à plateia a história da sua fundação, crescimento e desenvolvimento. Prontos para participarem numa manhã recheada de novidades, os alunos começaram por tomar atenção à equipa do Media Lab que falou de alguns temas importantes de serem debatidos, como o cyberbullying, as identidades falsas e a publicidade enganosa. "Gostei do filme que vimos, permitiu-me conhecer mais sobre o Diário de Notícias", explicou ao DN a aluna Aline Fernandes. O mundo dos jornalistas e o jornalismo da atualidade foram também parte integrante do fórum de debate que antecedeu a tarefa prática. Os jovens lisboetas organizaram-se em grupos de dois elementos e começaram a aventura de criar uma primeira página de jornal com notícias escritas por eles próprios, mas sempre relacionadas com o tema da redução, reutilização e reciclagem de resíduos. Para a professora de Físico Química Ana Santos, a vinda ao Media Lab é essencial porque "estamos dentro de uma parceira com a Câmara Municipal de Lisboa, no projeto "Escola para o Ambiente", o que se relaciona diretamente com os temas deste workshop. São temáticas que normalmente são abordadas nos três anos do ciclo", e acrescentou "vieram professores de TIC, de Português, de Matemática, e eu, de Físico Química, exatamente porque a transversalidade das temáticas aqui exploradas permite depois uma abordagem em sala de aula".

A ida à redação do DN foi um dos pontos altos da visita, o que permitiu aos alunos um contacto muito mais próximo com os profissionais que trabalham no jornal e com o ambiente de redação. "Os jornalistas têm uma vida muito atarefada, mas é uma profissão bastante importante", disse ao DN a aluna Raquel Conceição. Com o trabalho terminado e os sentidos despertos para saber o que se passa pelo mundo, os jovens de Lisboa deixaram o jornal com os seus trabalhos impressos e ainda tiveram direito a um exemplar da edição do dia do DN. "Ser eu a escrever as notícias para a minha primeira página foi o que mais gostei", acrescentou Raquel Conceição.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt